Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!
Com 23 anos de atuação, o CBSoja (Congresso Brasileiro de Soja) alcança o patamar de maior fórum técnico-científico de soja da América Latina, reunindo profissionais de toda a cadeia da sojicultura. A 9ª edição, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de maio em Foz do Iguaçu (PR), foi realizada em conjunto com o Mercosoja 2022, organizado pela ACSOJA (Asociación de la Cadena de la Soja Argentina), principal evento científico de soja do Mercosul.
Durante os quatro dias de evento, cerca de 1500 participantes estiveram presentes, prestigiando as mais de 50 palestras que trataram das inovações para a soja e a evolução das tecnologias para a cultura.
A Syngenta foi destaque como patrocinadora diamante do evento, levando uma equipe de peso para seu estande, e impressionou os visitantes com as apresentações das tecnologias que já entregaram bons resultados aos produtores na safra de soja 2021/22.
Ainda assim, dentre as ações da empresa, a que mais chamou a atenção do público foi a Sala de Experiência Adepidyn™. Os profissionais da cadeia da soja tiveram uma visão completa e interativa da molécula inédita desenvolvida nos laboratórios Syngenta e que faz parte das formulações da nova era de fungicidas.
O pesquisador da Aprosoja MT, Erlei Melo Reis, saiu do estande muito satisfeito com o que viu e afirmou:
“Se o produtor seguir todas as recomendações de uso para controle de doenças difíceis, consegue mais de 80% de controle por meio dessa molécula.”
Reis destacou ainda a importância dessa tecnologia para a nutrição humana, por ser um princípio ativo multicultura, que tem tudo para revolucionar a produção de alimentos como trigo e soja, oferecendo ao setor alimentício um salto de qualidade.
Continue a leitura para saber cada detalhe sobre os pontos mais importantes do IX Congresso Brasileiro de Soja.
Congresso Brasileiro de Soja 2022: o gigante latino-americano para o setor agrícola
Antes de mais nada, precisamos evidenciar o tamanho da importância do CBSoja 2022 em conjunto com o Mercosoja. A quantidade de pessoas presentes impressionou. Com a volta do circuito presencial, conseguir engajar um público tão amplo é um demonstrativo de como outros países da América Latina estão decididos a seguir o exemplo brasileiro e potencializar sua produção agrícola, especialmente a sojicultura.
No último dia de evento, o Presidente do Congresso, Adeney Bueno, compartilhou seu sentimento de missão cumprida, destacando a importância da presença ativa de empresas como a Syngenta para que os congressistas fiquem atualizados sobre as novas tendências do mercado e as inovações para as lavouras.
“Esse é o maior evento da cadeia produtiva da soja da América do Sul e, me arrisco a dizer, do mundo. A presença das companhias ligadas ao agro é de extrema importância, para que o congressista que vem aqui buscar o conhecimento científico também possa ter acesso às ferramentas que estão sendo levadas pro mercado.”
Uma parceria que eleva a expressão do Congresso Brasileiro de Soja está vinculada à tríplice fronteira Brasil-Argentina-Paraguai. A escolha de Foz do Iguaçu para sediar o evento não é aleatória, mas sim estratégica, além de simbólica. A cidade é o ponto de encontro entre os três países, que se unem para construir uma identidade latino-americana na cadeia de produção agrícola.
Júlio Bernardo Sena Santos, Gerente de Marketing Soja & Milho da regional Sul da Syngenta, mostrou um pouco da grandiosidade que esta edição do CBSoja e do Mercosoja representa.
“Parecido com a Syngenta, a função do Congresso é difundir novas tecnologias. Tanto é que a gente trouxe para nosso estande seis novos produtos que foram lançados na última safra.”
Leia também:
One Agro 2022: vem aí o maior evento da liderança agrícola
A participação da Syngenta no CBSoja 2022
A Syngenta entregou muito conhecimento e inovação durante o Congresso, mobilizando representantes de sua equipe para dar o suporte necessário aos congressistas que visitavam o estande da empresa em busca de informações autênticas sobre as soluções para as lavouras de soja. Não somente o time da Syngenta Brasil esteve atuando, mas também da Syngenta Paraguai.
Essa presença marcante no CBSoja é fruto do reconhecimento que a empresa construiu ao longo dos anos diante dos envolvidos na sojicultura, isso porque para expor no maior fórum técnico-científico da soja foram selecionados apenas os principais projetos inovadores. Entre eles, os da Syngenta.
O estande da Syngenta no IX Congresso Brasileiro de Soja
Em um espaço acolhedor e muito bem preparado para receber o público, a Syngenta apresentou as novas tecnologias que já demonstraram bons resultados na safra 2021/22. Confira quais foram as inovações apresentadas ao público e que compõem o portfólio de produtos da Syngenta para um manejo completo da soja:
INSTIVO® e INFLUX® para combater as lagartas e outras pragas
A equipe Syngenta mostrou como esses dois inseticidas protegem a soja para se desenvolver com qualidade, sem que o produtor tenha que se preocupar com o ataque de lagartas.
Ambas as soluções apresentam amplo espectro de controle. INFLUX®, com sua exclusiva tecnologia VISIQ, que tem as moléculas protegidas contra a radiação UV, de maneira a ser melhor absorvido pelas folhas das plantas e oferecer maior potência de controle e residual. INSTIVO®, por sua vez, apresenta a inédita formulação OPT, com ativos de diferentes modos de ação que ajudam no manejo anti-resistência, o que faz desse inseticida imbatível contra todas as spodopteras.
Eddus® e Calaris® combatem as daninhas durante todo o ciclo
Para o manejo de daninhas, foram destacadas no evento duas soluções que chegaram recentemente ao mercado: Eddus® e Calaris®.
O primeiro é um herbicida amplo espectro que combate tanto gramíneas quanto folhas largas sem prejudicar o cultivo, por sua formulação altamente seletiva à cultura da soja. O segundo apresenta uma formulação que significa a evolução das atrazinas, ideal para aplicação no manejo antecipado.
A pesquisadora Gizelly Santos, que participou do desenvolvimento do portfólio de herbicidas da Syngenta, falou um pouco sobre suas impressões. Veja o depoimento no vídeo a seguir:
Alade® e Mitrion®: consistência e potência contra as doenças na soja
A dupla que inaugurou a nova era de fungicidas não podia faltar no estande da Syngenta no CBSoja 2022.
Alade® combina inteligência e consistência por meio de sua formulação com três ativos que o torna o melhor produto em qualquer situação, combatendo um amplo espectro de doenças. Mitrion® completa a qualidade do manejo com sua potência de controle superior contra o complexo de doenças, blindando as lavouras de soja contra a ação dos fungos.
Ainda assim, os principais holofotes ficaram voltados para a nova molécula fungicida simplesmente poderosa…
Adepidyn™: a nova molécula simplesmente poderosa da Syngenta
A grande novidade da empresa no evento impressionou a todos. Afinal, as seis soluções que descrevemos nos últimos tópicos já pareciam boas o suficiente, mas a Syngenta elevou ainda mais a qualidade do que estava apresentando ao público.
No entanto, o estande ainda contava com uma sala de experiências, em que o visitante podia conhecer em detalhes técnicos, a partir de uma vivência imersiva, a nova molécula para controle de doenças, totalmente inédita e simplesmente poderosa.
O lançamento de Adepidyn™ como um fungicida multicultura e com expressivo poder na soja veio para definir o protagonismo no desenvolvimento de tecnologias para a nova era de fungicidas.
Arena InovaSoja e a palestra da Syngenta
Nos palcos da Arena InovaSoja, a Syngenta tomou a palavra para falar um pouco sobre Adepidyn™, buscando evidenciar as proporções do salto qualitativo que seu lançamento representa para o controle de doenças nas lavouras.
Rafael Oliveira, Gerente de Marketing Culturas Soja & Milho da Syngenta Brasil, ofereceu seu depoimento, dizendo que “a família Adepidyn™ será uma grande inovação para mais de 30 cultivos aqui no Brasil, e a soja não vai ficar fora.”
O que o IX Congresso Brasileiro de Soja apresentou para a safra 2022/23
Com o término do Congresso, fica evidente o fortalecimento da união entre empresas, pesquisadores e produtores do Brasil e de países vizinhos, a fim de alcançar resultados elevados na produção de soja no próximo ciclo.
A janela de semeadura para a safra 2022/23 no Brasil já está fechada, e o sojicultor tem em mãos as inovações de que precisa para produzir mais e manter o país na posição de maior produtor mundial de soja.
Encerramos este panorama sobre o CBSoja com as palavras de Adeney Bueno, presidente do Congresso:
“Deixo aqui meu convite para que, em 2025, academia e indústria fiquem de mãos dadas para fazer um evento ainda maior do que este. Juntos, a gente pode fazer isso crescer cada vez mais.”
A Syngenta, por meio de sua participação nesse e em outros eventos da agenda agrícola, segue junto do produtor, inovando e conectando o agro.
A empresa está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.
Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.
Deixe um comentário